Regulamento dos mercadores da Feira Medieval

REGULAMENTO DA VIII EDIÇAO DA FEIRA MEDIEVAL DE VILA CHÃ DE OURIQUE

Nos dias 22 a 24 de Julho de 2016, decorrerão em Vila Chã de Ourique, Concelho do Cartaxo, as comemorações da Batalha de Ourique. Neste âmbito será realizada uma Feira Medieval com recriações históricas e diversas tendas e bancas de mercadores. A organização do evento está a cargo da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique.

  1. De acordo com mapa do recinto existirão duas zonas distintas no mesmo: Na zona 1, envolvente ao monumento serão colocadas as tendas e bancas para artesãos e mercadores/expositores convidados pela organização. O espaço sobrante (arruamento envolvente) será destinado a colocação de bancas e tendas de mercadores visitantes, dependendo de autorização da organização que apreciará as propostas caso a caso.
    1. Zona 1 – Zona envolvente ao monumento da Batalha de Ourique e Igreja Matriz.
    2. Zona 2 – Zona Lateral da Igreja Matriz, Laterais da Taberna da Vara
  2. Na Zona 2, espaço junto ao Jardim da Freguesia, será destinado a mercadores/expositores, que vendendo produtos artesanais não cumpram a totalidade das exigências para um perfeito enquadramento á época. Cada candidatura para este espaço será analisada caso a caso e a organização reserva-se no direito de autorizar ou não a utilização do espaço.
  3. Participante Artesão: Todo o elemento ou elementos que comercializem produtos e materiais de fabrico próprio, de forma artesanal e o efectuem ao vivo, nomeadamente : Trabalhos em barro, ferro, couro, madeira talhada à mão, equipamento e trajes medievais, adereços, grinaldas, e bijutarias da época.
  4. Participante Mercador: Todo o elemento ou elementos que comercializem/confeccionem: doces conventuais, chás, ervas aromáticas, frutos secos (castanha, figo, fava, noz, amêndoa, pinhão e pevides), produtos hortícolas, sementes, cereais, azeite, mel, vinho e pão. Poderão ser aceites candidaturas para mercadores esotéricos mediante a apreciação da organização.
  5.  Participante Mercador de Marroquinaria: Mercadores de marroquinaria e árabe que fabriquem/comercializem produtos relacionados com artesanato, estando no entanto sujeita a proposta a apreciação e decisão caso a caso pela organização.
  6. As bancas/apoios actualmente existentes e propriedade da organização, serão fornecidas por ordem de prioridade aos artesãos/mercadores convidados da organização, as que eventualmente sobrarem poderão ser utilizadas por mercadores/expositores visitantes, tendo para isso que ser solicitadas.
  7. A bancas ou tendas dos mercadores/expositores visitantes serão da responsabilidade dos mesmos, excepto no caso de a organização disponibilizar esse equipamento, devendo no entanto obedecer a sua constituição ao uso dos materiais autorizados na montagem e referidos no Ponto 11 deste regulamento.
  8. As bancas/tendas para comidas e bebidas serão apenas exploradas pela entidade organizadora ou outras associações/clubes por esta convidados, sendo as condições de utilização avaliadas caso a caso e seguindo o critério de funcionamento e produtos a utilizar definido pela organização.
  9. A localização do espaço para instalação de bancas será indicada pela organização.
  10. Materiais:

11.1. MATERIAIS /PRODUTOS PERMITIDOS NO EVENTO

– Utensílios de madeira
– Pano cru e serapilheira
– Têxteis naturais.
– Couro e peles
– Corda de sisal
– Papel pardo
– Barro
– Palha, madeira, esteiras, vimes, mato.
– Peças de tecelagem

11.2. LISTAGEM DE MATERIAIS NÃO PERMITIDOS NO EVENTO

– Produtos c/rótulos impressos.
– Bebidas em lata ou em vidro.
– Produtos embalados em plástico, prata ou celofane
– Utilização de materiais/utensílios de plástico ou P.V.C.
– Cordas de nylon, fita cola, elásticos, lonas plásticas ou encerados.
– Folhas e traças de palmeira ou eucalipto.
– Toalhas de papel, copos, pratos e talheres de papel, vidro ou plástico

12. Não é permitida a venda de produtos com a referência “Batalha de Ourique” ou “Feira Medieval de Vila Chã de Ourique” ou exibindo o logótipo do evento sem o consentimento escrito da Organização.

13. A Organização reserva-se o direito de impedir ou restringir a venda ou exibição de qualquer produto, serviço ou equipamento que seja considerado ilícito. Esta reserva aplica-se a qualquer pessoa, objecto, conduta, material impresso ou equipamento que a organização considere ofensivo, inseguro ou em conflito com produtos ou marcas patrocinadoras do evento.

14. Datas e horários de funcionamento da Feira Medieval

– sexta feira, dia 22 de Julho de 2016: Das 18h às 00h.
– sábado, dia 23 de julho de 2016: Das 14 às 01h
– domingo, dia 26 de Julho de 2016: Das 14h às 00h

15. Horários de montagem e desmontagem das bancas e tendas: das 9h às 12h

Inscrições

16. As inscrições podem ser feitas por e-mail: csouriquense.info@gmail.com  ou preenchendo o formulário de inscrição no site.

Por correio para a morada:
Centro Social Ouriquense
Rua António Francisco Ribeiro Ferreira
Edifício do CSO
2070 Vila Chã de Ourique

Por telefone
Tlm.: 917 195 129
Tlm.: 917366669
Tlm.: 912 277 704
Tlm.: 963 005 972

17. Segurança e vigilância no recinto
A organização garante a vigilância do espaço da Feira Medieval com serviços de seguranças, no entanto a organização fica isenta de toda a responsabilidade em caso de furto, desaparecimento de material, mobiliário, equipamento, utensílios, mercadorias, ou valores das bancas e tendas assim como de qualquer estrago causado, pelo que os mercadores deverão possuir seguro.

A entidade organizadora

CENTRO SOCIAL OURIQUENSE

JUNTA DE FREGUESIA DE VILA CHÃ DE OURIQUE

Nota Importante: Todas as inscrições deverão especificar os produtos que se propõem comercializar.